União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade 6m6b4p

Diversas 6v2d49

Smar: eficiência do evaporador de múltiplo efeito
Publicado em 27/05/2025 às 10h54
Foto Notícia
Hugot apresenta no Manual para Engenheiros Açucareiros o gráfico de eficiência de Kerr para Evaporadores Robert, segundo a curva mostrada no gráfico abaixo. No eixo y, o coeficiente de transmissão de calor tubo/caldo, em porcentagem. No eixo x, mostra o nível do caldo, em %, da altura do tubo da calandra.
 
No gráfico se pode verificar que a máxima eficiência de transmissão de calor se encontra entre 30 e 40% da altura do tubo (faixa verde), decrescendo drasticamente para alturas antes e depois dessa região da curva. Daí, a necessidade de se manter o caldo nesta região, o que só pode ser feito por meio de um controle de nível no evaporador.

A medição de nível nos corpos de um evaporador de múltiplo efeito por pressão diferencial, deve-se levar em consideração as pressões internas dos vasos, conforme abaixo, que são decrescentes do 1o ao 4o efeito.

A medição do nível num vaso de pressão pode ser feita com um transmissor de pressão diferencial que aceita, numa das entradas de pressão, o peso da coluna de caldo e no outro o peso de uma coluna de referência.
 
Esta forma de medição de nível pode ser feita por transmissores flangeados localizados na parte inferior do vaso, embaixo de calandra, mas a coluna de referência sempre será necessária. Este tipo de medição apresenta a dificuldade de se manter a coluna de referência livre de contaminação ou arraste de caldo, e eventualmente, até a perda do líquido.

Como solução, a Smar está instalando, com sucesso, a Medição de Nível por Selos Simétricos, em que se recorre a dois selos remotos; um que mede a pressão interna do vaso e o outro o peso da coluna de caldo.

Esta solução dispensa as colunas de referência e mede somente o peso da coluna de caldo que é o nível do caldo dentro do evaporador, justamente a variável que se quer controlar.
Vendas e Engenharia
www.smar.com.br
Fonte: Smar
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas