União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade 6m6b4p

Diversas 6v2d49

Bahia bate recorde de produtividade de soja e atinge média de 68 sc/ha na safra 2024/25
Produção baiana atingiu a marca de 8,710 milhões de toneladas da oleaginosa
Publicado em 23/05/2025 às 10h53
Foto Notícia
A colheita da soja da Safra 2024/25 foi concluída com recorde de produtividade em relação a safra anterior. De acordo com boletim divulgado nesta quinta-feira (22) pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), a média final foi de 68 sc/ha em uma área total de mais de 2 milhões de hectares.

Apesar das dificuldades operacionais enfrentadas nas etapas finais do ciclo, os parâmetros foram previamente validados e a produção baiana atingiu a marca de 8,710 milhões de toneladas da oleaginosa em 2,135 milhões de hectares.

Em comparação à safra anterior, os dados apontam um adiantamento expressivo no cronograma das operações, resultado das condições climáticas favoráveis durante o início da janela de semeadura, que possibilitaram uma implantação adequada e maior uniformidade das lavouras.

De acordo com a Aiba, com o encerramento das operações de colheita, as atenções se voltam agora para o manejo adequado do pós colheita, com destaque para a eliminação das plantas voluntárias de soja (tigueras), além do início das colheitas das culturas de segunda safra, como sorgo, feijão, milheto e outros cultivos amplamente utilizados na região.

Recentemente, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), dividiu o estado da Bahia foi em três regiões agrícolas distintas, com datas específicas para o vazio sanitário e o início da semeadura da safra 2025/26.

Será publicada em breve, em caráter excepcional, uma portaria da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) com o calendário para a antecipação da semeadura, reforçando os prazos legais previstos na legislação fitossanitária do estado.
Fonte: Canal Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas